Maio Laranja é o mês nacionalmente dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha busca mobilizar toda a sociedade para a proteção de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.
Instituído por lei, o mês de maio concentra ações voltadas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de maio, que em 2025 completa 25 anos de existência.
Avanços na Legislação
Em 2024, foi sancionada a Lei 15.035/24, que instituiu o Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais, fortalecendo os mecanismos de prevenção e controle.
No estado de Mato Grosso, o Projeto de Lei 527/2025, de autoria do Poder Executivo, altera o Cadastro Estadual de Pedófilos. A proposta foi aprovada em primeira votação neste mês de maio e segue para a segunda instância de votação.
Ações em Rede de Proteção
A Rede de Apoio e Proteção a Crianças e Adolescentes tem intensificado suas atividades em todo o estado. As ações incluem:
Palestras educativas
Pit stops de conscientização
Caminhadas e carreatas
Reuniões estratégicas de planejamento
Atividades permanentes em escolas estaduais, municipais e particulares
História do Maio Laranja: O Caso Araceli
O movimento tem origem em um crime bárbaro que chocou o país:
Araceli Cabrera Crespo, de apenas 8 anos, desapareceu em 18 de maio de 1973, após sair da escola em Vitória (ES). A menina foi sequestrada, drogada, estuprada, assassinada e teve o corpo carbonizado.
O crime, cometido por pessoas ligadas a famílias influentes do estado, nunca teve punição. Em maio de 2024, após 51 anos, o Caso Araceli foi arquivado pela Justiça por falta de provas.
Em memória de Araceli, foram instituídas:
Lei 9.970/2000 – Cria o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio);
Lei 14.432/2022 – Institui a campanha Maio Laranja, com ações de combate à violência sexual infantojuvenil durante o mês de maio.
DENUNCIE!
Proteger nossas crianças e adolescentes é responsabilidade de todos. Ao suspeitar de qualquer tipo de abuso ou violação de direitos, denuncie:
Disque 100
Procure o Conselho Tutelar da sua cidade
Use o app “Direitos Humanos Brasil”
FAÇA BONITO. PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Três pessoas foram indiciadas e devem responder pelos crimes de organização criminosa armada, homicídio qualificado, ocultação de cadáver e fraude processual qualificada.
A 1ª sessão do ano ocorreu em 17 de fevereiro, quando os parlamentares aprovaram a concessão de verba indenizatória de 60% do salário mensal e reajuste superior a 75% no valor das diárias.
A Receita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal, deflagrou nesta quarta-feira (2), em Cáceres, a Operação Falso Fidalgo, com o objetivo de combater a prática dos crimes de descaminho, contrabando e sonegação fiscal. Estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, direcionados às residências dos investigados e estabelecimentos comerciais. Além disso, foi autorizado o...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.